Alucinadamente Feliz, de Jenny Lawson, é um livro incrível e singular. A autora que também é jornalista consegue nos passar, através…
No final do ano passado a editora Intrínseca lançou aqui no Brasil um livro intrigante intitulado “Diário de um Ladrão de Oxigênio”. A obra já está publicada originalmente em inglês desde 2006 sob o título “Diary of an Oxygen Thief” e trata-se de um livro de memórias de um homem nojento que descreve uma reviravolta em sua vida, descrevendo um “troco” que o desmoronou.
O autor não revela sua identidade, nomeando-se como “Anônimo”, o que já desperta a nossa curiosidade.
O narrador anônimo é um homem irlandês dependente de álcool, paranoico e doentio. Acho que estou sendo até gentil em usar essas palavras, porque o cara é realmente ESCROTO LEVEL HARD. É um dos personagens mais escrotos que já me deparei em minha jornada de leitora. Os leitores de Diário de um Ladrão de Oxigênio precisam de muito estômago e frieza para encarar essa obra repugnante.
O cara é muito mais do que a definição do machismo combinada com mais escrotidão ainda. Além de todo comportamento violento e briguento que ele apresenta em bares que frequenta, ele sente, principalmente, a necessidade de causar dor e sofrimento em mulheres. A visão que ele possui das mulheres é revoltante.
O que ele faz é envolver-se com mulheres, passar-lhes segurança e quando ele percebe que conseguiu a confiança da parceira, termina o relacionamento de maneira grosseira, cruel e absurda. Simplesmente pelo prazer que sente ao fazê-las sofrer, ao ver a decepção e a mágoa em seus olhos. É mesmo um desgraçado.
O livro é dividido em três partes. A primeira delas é uma introdução em que o anônimo nos conta um pouco de sua personalidade e seus vícios, além de um breve histórico do que ele fez com mulheres que se envolveu.
Depois, ele narra como foi que conheceu a tal assistente de fotógrafo que armou toda uma situação e deu o troco nele. E por último, os detalhes de como esse “troco” aconteceu.
O autor informa nomes de algumas pessoas e denuncia um determinado acontecimento (não darei spoilers), o que deixa no ar se tudo isso realmente aconteceu ou não.
Honestamente, o troco que ele recebeu foi muito leve para todo o mal que ele causou a muitas mulheres. Ele merecia muito mais.
É uma leitura repugnante, sem dúvidas. Porém ao mesmo tempo desperta muita curiosidade em uma narração envolvente. Afinal, ficamos ansiosos em ver esse desgraçado se dar mal!
Amei o livro mesmo o personagem sendo um homem cruel parabéns ao autor